A Ultimate Ears já tem longos anos na estrada dos produtos de áudio, sendo uma das marcas pioneiras no segmento de colunas com tecnologia Bluetooth.

A marca traz as suas novas colunas para o nosso mercado, incluindo um modelo que muitos consumidores aguardavam ansiosamente: a Megaboom. Divulgada como a evolução da Boom, esta versão ganha alguns novidades que prometem incrementar a experiência daqueles que adoram música em volume alto em qualquer lugar.

As principais novidades são a melhoria no som — que entrega nível de intensidade ainda mais elevado — e a bateria com autonomia de até 20 horas. Além disso, a fabricante destaca a certificação IPX7 (proteção contra água por até 30 minutos) e a possibilidade de sincronização com várias caixas.

Design simpático

Enquanto algumas fabricantes apostam em designs mais sérios e até bastante básicos, a Ultimate Ears opta por visuais descontraídos e que agreguem valor ao estilo de vida dos consumidores. Vários dos dispositivos que a marca já apresentou anteriormente primaram por essas diferenças, o que se mostra algo importante também na Megaboom.

Bom, o formato cilíndrico é típico da marca, já que a própria Boom e a Boom 2 apresentavam as mesmas características visuais. A diferença aqui é o aumento no tamanho geral do produto, já que a empresa realizou uma série de alterações internas para dar melhorias no som e na bateria.

Portátil, resistente e com design ousado, a Megaboom é perfeita para qualquer situação

Ela mede 8,3 centímetros de diâmetro e 22,6 centímetros de altura, o que ainda mostra a preocupação da fabricante em manter a característica da portabilidade acima de tudo. Pesando menos de 900 gramas, a Megaboom também mostra-se ideal para transportar na mochila no dia a dia. Dá até para levar duas de cada sem problemas.

Por fora, o design continua muito parecido. O modelo que recebemos apresentava uma combinação de cores roxa e azul. A parte lateral é coberta com tecido, garantindo a passagem do som. Uma pequena faixa no meio dessa área é de material emborrachado, local em que a fabricante optou por manter dessa forma para instalar os botões gigantes de volume.

No topo, é possível encontrar o botão de energia (que conta com um indicador de bateria, que alterna entre as cores branca e vermelha) e um ícone de Bluetooth para indicar o status da conexão. Em baixo, temos os conectores de áudio e de energia.

Som potente e de qualidade

Design é uma característica muito requisitada, mas certamente nada é mais importante num produto de áudio do que a qualidade sonora. E, nesse ponto, a UE está de parabéns!

O som que sai desta coluna é suficiente para fazer uma festa num ambiente de até 50 m², pensando claro num nível de volume satisfatório. Dá para estar quase a 30 metros de distância e ainda ouvir a música com boa qualidade.

É interessante notar que o Megaboom não apenas entrega um volume satisfatório, como também apresenta fidelidade e qualidade na reprodução dos sons, seja com o Spotify ou programas de áudio que reproduzam arquivos MP3 ou até mesmo ficheiros WAV.

O sistema de áudio da UE Megaboom é bem equilibrado, de forma a que o volume seja elevado, sendo que todos os níveis de som são acrescidos simultaneamente. Esse parâmetro é válido até quase 80% do grau máximo. A partir desse ponto, o produto deixa de incrementar os graves, dando prioridade para agudos e médios.

Aplicação, DJs e sincronização

Para ter o controle total, a Ultimate Ears oferece uma aplicação dedicada para a Megaboom. O software é compatível com iOS e Android, sendo que a interface é bastante intuitiva.

Com o programa, podemos ajustar o volume, verificar o nível de bateria, alterar a equalização, programar alarmes, atualizar o produto e muito mais.
Infelizmente, o aplicativo UE Megaboom não está disponível em português, mas é tudo tão fácil, que é rápido aprender a configurar.

Entre as tantas configurações, há duas que ganham atenção especial: Block Party e PartyUp.  A primeira permite que vários smartphones se conectem, criando uma lista de reprodução unificada e bem diversificada. Todos podem ser DJs e participar na festa.

A segunda função serve para interligar várias Megabooms. Se vários amigos comprarem a Megaboom, podem sincronizá-las na app e criar um som ainda mais envolvente.

Bateria monstruosa!

O quesito “autonomia de bateria” é sempre complicado em qualquer aparelho eletrónico, afinal, todos queremos usar os nossos dispositivos o máximo possível sem ter que ficar próximo de uma tomada.

Considerando o tamanho da Megaboom, a expectativa é de que a autonomia de bateria não seja das melhores, já que imaginamos que a potência elevada e tamanho avantajado consumam muita energia.

A UE Megaboom consegue reproduzir músicas por aproximadamente 10 horas

A UE alega que este modelo tem autonomia de até 20 horas, o que parece ser um número bastante irreal. Na prática, é possível, mas tudo depende muito da forma como a coluna é utilizada.

Vale a pena?

A Megaboom mostrou-se uma verdadeira companheira para todas as festas. É um produto bonito, potente, tem bateria que dura muito tempo, opções de sincronização e uma app muito fácil de usar. A leveza do produto e a proteção contra a água só deixam o dispositivo ainda mais atraente.

Para quem quiser uma coluna robusta e pronta para todas as ocasiões, a Megaboom pode ser a opção perfeita. Ela não tem truques de luzes ou microfone, mas vários dos recursos oferecidos são perfeitos para o dia a dia. O preço pode ser salgado para muita gente, no entanto ela está na faixa adequada e o investimento vale a pena!