A partir do personagem Joe Gardener e da alma 22, o filme vai-se desenrolando à volta da vida de Joe e da importância dos pequenos momentos em comparação com a obsessão pelo alcance de um objetivo.
Soul é um dos mais recentes filmes de animação de 2020. Produzido pela Disney, estreou a 25 de dezembro no Disney+, em Portugal.
O enredo centra-se na vida de Joe Gardener, artista e músico que trabalha como professor de música numa escola. Joe aspira alcançar o seu maior objetivo, ser músico a tempo inteiro, porém, este parece ser um sonho muito distante no momento em que a escola oferece a Joe a oportunidade de se efetivar enquanto professor a tempo inteiro.
Tendo em conta que Joe sabe, no seu íntimo, que o seu maior objetivo na vida é ser músico, acaba por discutir com a própria mãe sobre a oportunidade que lhe surgira.
Não se conformando com a ideia de ser professor de música efetivo na escola, acaba por aceitar uma oportunidade que surge por parte de um dos seus alunos que refere existir uma vaga, para um músico apaixonado, na banda de Dorothya Williams, uma artista famosa.
Nessa mesma aventura, Joe Gardener é aceite enquanto membro da banda, porém, na volta para casa, acaba por ter um acidente e a própria alma ir parar ao “you seminar”, um local onde todas as almas se desenvolvem e ganham paixões antes de serem transportadas para um recém-nascido, na Terra.
Para que Joe possa permanecer no seminário e não seguir, como as restantes almas, para o “além-vida”, deve ajudar a alma 22 a encontrar o seu talento/propósito na Terra. Tendo em conta que a alma 22 é um projeto de milhares de anos que está, ainda, presa no “you seminar” por vontade própria. Joe procura voltar à terra e, no caminho que traça para enganar os cálculos no “além”, acaba por ajudar a alma 22 a encontrar o seu propósito.
Além de ser o primeiro filme da Disney com um protagonista negro, é também um dos filmes mais comentados de animação por ter uma reflexão aberta, isto é, deixa o espectador a pensar naquilo que julga ser mais importante na vida: se é o alcance dos seus objetivos pessoais ou a sua contribuição na terra para com os outros, assim como os pequenos prazeres que teve na vida.
Este é um filme que retrata a vida de um personagem obcecado por alcançar os seus objetivos, que procura de forma incessante um propósito que dê sentido à própria vida, acabando por viver, muitas vezes, de forma infeliz e pensando sobretudo na parte “má” da vida, desvalorizando os momentos de prazer e de contribuição para com os outros na Terra.
Nesta animação conseguimos entender que nem sempre o querer “sempre mais” ou o “alcance de um objetivo” é que faz com que alguém viva uma vida mais completa, pelo contrário, mostra-nos que podemos encontrar a felicidade nas pequenas coisas, nos pequenos momentos e, só por si, esses momentos já fazem parte da “vida”.
“Soul” teve a sua estreia em Portugal, no Disney+, a 25 de dezembro e já conta com uma classificação de 8,2 em 10 no IMDB.