Embora possam ainda não o conhecer o nome dela, Sigrid tem-se tornado numa das maiores apostas da música pop deste ano. Apenas no ano de 2017, a cantora norueguesa lançou o seu primeiro EP “Don’t Kill My Vibe”, lançou o single “Strangers” e em novembro deu voz a uma das músicas da banda sonora de Justice League. 2018 mal começou, e Sigrid já foi anunciado para o segundo dia do festival americano Coachella. Em dezembro, o Tuga POP conversou com a cantora sobre 2017, os concertos que tem dado em vários festivais pela Europa e o seu primeiro álbum, a ser lançado em 2018.

You can read this interview in English here.

TUGA POP: 2017 foi um ótimo ano para ti desde o lançamento do teu primeiro EP. O que levas contigo deste ano ao entrar em 2018 e quais são as tuas expetativas.

Sigrid: 2017 foi fantástico, e é um pouco agridoce que o ano já está quase a terminar? Estou mesmo muito animada que possa continuar a fazer tudo de novo em 2018, haha. Sou muito sortuda!!

TUGA POP: Sentiste-te nervosa ao lançar o EP? O que fizeste para celebrar a ocasião?

Sigrid: Sim, ahah, estava nervosa! Estava no meio das filmagens da campanha publicitária da Apple Music, concertos em festivais e no estúdio a escrever músicas, por isso foi tudo um pouco caótico mas ótimo.

TUGA POP: Em novembro, foi lançada a banda sonora de um dos filmes mais esperados de 2017, Justice League, na qual dás voz a um cover de Everybody Knows. Como é que descobriste que te escolheram? Foste abordada pela Warner Bros ou pelos realizadores, Zack Snyder e Joss Whedon?

Sigrid: Foi uma honra enorme poder fazer parte deste filme! Há pouco tempo descobri que nas bandas desenhadas de Liga da Justiça dos anos 80 havia uma personagem chamada Sigrid Nansen!!!!! O que é muito positivo. Mas sim, a minha gravadora perguntou-me se eu queria fazer um cover da música Everybody Knows do Leonard Cohen para um filme de ação que seria lançado em breve. Eu e o meu produtor Odd Martin Skålnes fizemos a nossa versão  e o Joss Whedon gostou. Foi um processo divertido e orgânico. E obviamente foi uma honra gigante fazer um cover do grande Leonard Cohen.

TUGA POP: Qual foi a sensação de ouvires a música pela primeira vez no cinema?

Sigrid: Eu fui ao cinema com o Odd e a namorada dele, Selma. Ficamos histéricos. Foi provavelmente uma das experiências mais surreais que já tive.

TUGA POP: Também em novembro, lançaste o teu mais recente single, Strangers, juntamente com o videoclipe (já agora, adorei o visual do vídeo e a tua dança). Esta música é o primeiro single do teu primeiro álbum?

Sigrid: Obrigado. Foi realizado pela Ivana Bobic e foi super divertido no set de filmagens. Já agora, fiquem atentos para ver se encontram a cameo dela no vídeo. Quando eu e a minha equipa estávamos a discutir sobre um novo single, eu queria mostrar um lado diferente da minha música – então decidimos escolher esta música. E sim, estamos a trabalhar e a terminar o meu primeiro álbum.

TUGA POP: Já que falamos sobre o álbum, podes descrever um pouco como vai soar?

Sigrid: Hmmm, não quero prometer nada quanto ao som do álbum. Mas vai soar a mim!

TUGA POP: Consegues dar uma pista sobre quando vai ser lançado?

Sigrid: Haha desculpa! Eu quero lançá-lo quando estiver terminado, mas estamos a apontar para 2018.

TUGA POP: Dos três vídeos que já lançaste, qual é o teu preferido?

Sigrid: Oh, Strangers!! É esse o meu favorito : )

TUGA POP: Estiveste em Los Angeles a escrever o teu álbum. Como comparas o cenário musical da Noruega com LA? O que retiras de cada um deles ao compor as tuas músicas?

Sigrid: O cenário na Noruega é muito mais pequeno comparado ao de LA, mas trabalhei mais com pessoas escandinavas quando estive por lá, ahah. Foi ótimo estar em Los Angeles e conheci muitas pessoas talentosas.

TUGA POP: O que sentes mais falta da Noruega quando estás em Los Angeles?

Sigrid: A natureza e a minha família <3

TUGA POP: Que artistas te inspiram a compor?

Sigrid: Woooh, imensas pessoas. Estou constantemente a ouvir música. Mas fico quase sempre pelos Fleetwood Mac, Coldplay, Radiohead, Joni Mitchell, Ariana Grande, Rihanna,…

TUGA POP: Alguns fãs têm notado que os refrões da tua música são muito fortes, no que toca à letra. Qual é o teu processo?

Sigrid: Ah, obrigado! Eu diria que é um processo muito orgânico? Acho que os melhores versos são os que nos vêm naturalmente. Escreve sempre à beira do piano, e tento ter a produção da música o menos elaborada possível enquanto a letra não está terminada. E quanto a música chega ao ponto no qual já temos uma ideia formada de como a queremos construir, saltamos para a produção, encaixando som a som. A parte mais importante para mim enquanto faço uma música é confirmar se funciona de forma acústica, apenas eu e o piano.

TUGA POP: Qual é o teu verso favorito que já escreveste?

Sigrid: Haha, é de uma música que ainda não lancei. Por isso não posso dizer.

TUGA POP: Ultimamente tens estado a fazer concertos em vários festivais. Como achas que difere a forma de te exprimires como uma artista, comparado quanto estás no estúdio a gravar?

Sigrid: Eu amo estar em palco, mas o estúdio é a minha casa. Eu tenho a sorte de poder fazer os dois.

TUGA POP: Depois de lançares o teu álbum, podemos esperar por um concerto teu em Portugal?

Sigrid: Ohhhhmeudeus por favor convidem-me, eu iria AMAR fazer um concerto aí!!!!

TUGA POP: Em Agosto, a Noonie bao postou no Instagram dela uma foto tua ao piano. Estavam a escrever para o teu álbum?

Sigrid: Haha, sim! A Noonie é uma ótima compositora e uma pessoa super querida.

TUGA POP: Agora algumas perguntas de resposta rápida. Instagram ou Twitter?

Sigrid: Instagram

TUGA POP: Canção favorita lançada em 2017?

Sigrid: Green Light da Lorde

TUGA POP: Álbum favorito lançado em 2017?

Sigrid: Ctrl da SZA

TUGA POP: Sabor de gelado favorito?

Sigrid: Chocolate e pistáchio

TUGA POP: Em 2017, a tua base de fãs cresceu imenso. Gostas de ler a opinião deles e o que eles querem ouvir de ti, quando estás no estúdio a preparar material novo?

Sigrid: Sim! Eles são fantásticos e eu fico honrada com todo o apoio e amor. Significa muito para mim, e se estiverem a ler isto: OBRIGADO <3

TUGA POP: Última pergunta, como comanda a tradição da música pop, todos os artistas tem que ter um nome para os seus fãs. Já encontraste o teu?

Sigrid: Hahaha, não! Mas eu sei que eles andam a falar sobre isso no Instagram e no Twitter.