Nos dias 2 e 3 de Setembro, a cidade do Porto foi invadida pela Red Bull, que fez com que 850 mil pessoas saíssem à rua para assistir à maior competição aérea, tendo como paisagem principal o Douro. 

São oito da manhã, a tanto a Ribeira como o Cais de Gaia começam a receber os espectadores que pretedem guardar o melhor lugar para assistir ao evento. À medida que o tempo vai passando, a curiosidade vai crescendo, ouvem-se especulações sobre quem poderá vencer, sobre o feito que o piloto americano Kirby Chambliss poderá alcançar.

Às dez horas em ponto começam os treinos livres, algo que apesar de não contar para o resultado final, cativa a atenção do público: cada movimento provoca um suspiro de admiração, principalmente aos mais pequenos, que facilmente expressam a alegria e o entusiasmo que sentem por estarem ali presentes.

A tarde consegue fazer com que todos os olhos estejam focados no céu pois, começam os apuramentos para a Grande Final, e com eles vem um misto de nervosismo e tensão, não só nos atletas, mas também no seu público que anseia saber quem chega à Final desta fase que decorre, pela segunda vez, na cidade Invicta.

Dia 3 de Setembro foi o dia da Grande Final, todas as expectativas estavam em Kirby Chambliss que poderia vencer três etapas de forma consecutiva. De facto, o piloto americano quase conseguia o feito, caso não tivesse sofrido uma penalização durante o percurso. Mas o dia não se fez só de competição: de facto a Transportadora Aérea Portuguesa (TAP), bem como Força Aérea Portuguesa conseguiram proporcionar a todos os presentes um espetáculo de cor e velocidade, conseguindo mostrar simultaneamente alguns marcos da cultura portuguesa.

No final, o vencedor foi  Martin Šonka, Piloto da República Checa, que conquistou a etapa, tendo por isso vencido a sua segunda vitória no campeonato.

Quando questionados sobre o que tinham achado desta edição do Red Bull Air Race, alguns dos espectadores afirmam que gostariam que o evento voltasse a decorrer no Porto já no próximo ano, e revelam que é um evento que proporciona bons momentos com a família e amigos, bem como ajuda à promoção das duas cidades: Gaia e Porto.

 

Fotografia: Maria João Silva (Tuga POP)