A série televisiva que veio agradar muitas pessoas e aquecer vários corações, à sua própria maneira, foi “The Queen’s Gambit”, uma série com apenas sete episódios que conta a história de Elizabeth, uma recém órfã, que acabou de perder a mãe num acidente e com um pai que não queria saber da própria família.

Foi assim que Elizabeth conheceu o orfanato e, entre as varias órfãs com quem realizava atividades, destacou-se Jolene, quem viria a ser a sua melhor amiga.

Foi no orfanato que Elizabeth também conheceu o Mr. Shaibel, que passava a maior parte do tempo na cave e realizava alguns trabalhos no orfanato. Numa ida à cave para limpar os apagadores da sala de aula, Elizabeth conhece Mr. Shaibel, que estava a jogar xadrez.

Desde logo, Elizabeth despertou curiosidade pelo jogo e pediu para Mr. Shaibel ensiná-la a jogar. Depois de muita insistência, Mr. Shaibel cedeu e começou a ensinar Elizabeth a jogar xadrez.

Rapidamente a menina começou a compreender como funcionavam as peças do jogo e qual era o objetivo principal, iniciando assim aquele que viria a ser o seu maior talento, jogar xadrez.

Já depois de ter sido testada numa escola, possuidora de um um clube de xadrez, e tornando-se vencedora de vários jogos nessa mesma escola, Elizabeth foi adotada, sem que os novos pais da menina soubessem esse seu talento.

Não demorou para que os novos pais de Elizabeth descobrissem o xadrez e a necessidade que a menina tinha de se aproximar do jogo. Porém, somente a mãe foi capaz de a ajudar no seu percurso enquanto jogadora e profissional na área do xadrez.

Esta é uma história de conquistas, de superação de obstáculos e de uma vida que, devagar, se foi reconstruindo e proporcionando a Elizabeth novas oportunidades, assim como a capacidade de a própria poder vencer na vida.

É uma série de descobertas, desde a personagem principal, Elizabeth, que se vai autodescobrindo ao longo de toda a série, vai entendo melhor o seu propósito e vai tentar chegar a conclusões sobre como funciona uma família ‘que se importa’.

Elizabeth consegue atravessar as suas fases más, não só a sua atitude auto destrutiva, típica de uma pessoa que se isola, como também a sua atitude individualista, trocando-a por uma atitude mais positiva e colaborativa com aqueles que se tornaram grandes amigos na sua vida.

“The Queen’s Gambit” fala não só sobre o isolamento, a dor e o medo, como também de uma solução, de um lugar melhor, de uma opção. É uma série encorajadora, com uma história de vida que pode encantar não só os amantes de xadrez, como aos típicos amantes de séries.

A série pertence à Netflix e foi disponibilizada este ano. No momento, conta com uma cotação de 8,7 no IMDB.