O LEFFEST regressa hoje a Lisboa e Sintra. A 11ª edição do festival decorre até 26 de novembro e traz várias novidades, as quais podes ficar a conhecê-las no nosso artigo. Para celebrar o primeiro dia do festival, o Tuga POP selecionou 10 filmes que não podes perder.

Call Me By Your Name

Sinopse: Norte de Itália, Verão de 1983. Elio Perlman, de 17 anos, passa os dias na casa de campo dos seus pais, uma mansão do século XVII, a ouvir música, a ler e a nadar. Um dia, recebe a visita de um doutorando americano, que será o novo assistente do seu pai. Tal como Elio, Oliver tem ascendência judaica; é também jovem, belo e confiante. De início, Elio mostra-se frio e distante mas, à medida que o Verão avança, a atracção entre ambos torna-se mais intensa.

Horários: Centro Cultural Olga Cadaval (dia 21 às 21h00) | Cinema Medeia Monumental (dia 22 às 21h45)

Darkest Hour

Sinopse: No início da Segunda Guerra Mundial, na iminência da queda da França, a Grã-Bretanha vive a sua hora mais negra, à medida que a ameaça de invasão aumenta. Com o avanço aparentemente imparável das forças nazis, e com o exército aliado encurralado nas praias de Dunkirk, o destino da Europa Ocidental depende da capacidade de liderança do primeiro-ministro britânico recém-eleito, Winston Churchill (Gary Oldman). Enquanto lida com os seus oponentes políticos, Churchill tem de tomar uma decisão crucial: negociar com Hitler e salvar o povo britânico à custa de terríveis consequências, ou mobilizar o país e continuar a lutar contra todas as adversidades. Realizado por Joe Wright, Darkest Hour é a história dramática e inspiradora das quatro semanas de 1940 em que a coragem de Churchill alterou o curso da história mundial.

Horários: Cinemas NOS Amoreiras (dia 25 às 21h30) | Cinema Medeia Monumental (dia 26 às 21h45)

Three Billboards Outside Ebbing, Missouri

Sinopse: Tendo esperado em vão, durante meses, que encontrassem o culpado pelo homicídio da sua filha, Mildred Hayes toma uma decisão arriscada, e coloca três cartazes à entrada da cidade com uma mensagem controversa dirigida a William Willoughby, o respeitado chefe da polícia local. O envolvimento do segundo comandante da polícia, Dixon, um rapaz imaturo com tendência para a violência, só vem intensificar o conflito entre Mildred e as autoridades.

Horários: Cinema Medeia Monumental (dia 20 às 22h00)

The Disaster Artist

Sinopse: Com The Disaster Artist, James Franco transforma a história tragicómica de Tommy Wiseau, aspirante a realizador e um intruso nos meandros de Hollywood (e um artista cuja paixão é tão sincera quanto os seus métodos são questionáveis) numa celebração da amizade, da expressão artística, e dos sonhos que se perseguem contra todas as adversidades. Baseado no best-seller de Greg Sestero sobre a preparação de The Room (“The Greatest Bad Movie Ever Made”), “obra maldita” tornada filme de culto, Um Desastre de Artista é a prova hilariante de que há mais de uma maneira de se tornar uma lenda ‒ e não há limites para que o que é possível alcançar quando não se faz a menor ideia do que se está a fazer.

Horários: Cinema Medeia Monumental (dia 26 às 19h30)

Wonder Wheel

Sinopse: Wonder Wheel conta a história de quatro personagens cujas vidas se cruzam no meio da agitação do Parque de Diversões de Coney Island, na década de 1950: Ginny (Kate Winslet), uma emocionalmente volátil ex-actriz que trabalha agora como empregada de mesa numa marisqueira; Humpty (Jim Belushi), o severo marido de Ginny e operador de carrossel; Mickey (Justin Timberlake), um jovem e bonito nadador-salvador que sonha ser dramaturgo; e Carolina (Juno Temple), a filha de Humpty, que se esconde de gangsters no apartamento do pai. Poeticamente fotografado por Vittorio Storaro, Roda Gigante é uma poderosa e dramática história de paixão, violência e traição que se desenrola no pitoresco quadro dos Anos 50, em Coney Island.

Horários: Cinema Medeia Monumental (dia 24 às 22h00) | Centro Cultural Olga Cadaval (dia 24 às 22h00) | Cinemas NOS Amoreiras (dia 26 às 21h00)

Last Flag Flying

Sinopse: Em 2003, trinta anos depois de terem servido juntos na Guerra do Vietname, Larry “Doc” Shepherd, antigo médico da Marinha norte-americana, reúne-se com Sal Nealon, ex-fuzileiro, e com o Reverendo Richard Mueller para uma missão diferente: enterrar o filho de Doc, um jovem fuzileiro naval morto na Guerra do Iraque. Doc decide renunciar ao enterro no cemitério de Arlington e, com a ajuda dos antigos companheiros, inicia uma jornada peculiar para levar o caixão desde a Costa Leste até casa, em New Hampshire. Ao longo da viagem, Doc, Sal e Mueller recordam e reconciliam-se com as suas memórias da guerra, que continuam a afectar as suas vidas.

Horários: Cinema Medeia Monumental (dia 17 às 21h30) | Centro Cultural Olga Cadaval (dia 23 às 21h30)

Lucky

Sinopse: Lucky ilustra a jornada espiritual de um ateu com 90 anos e as personagens peculiares que habitam na sua cidade desértica, no meio de nenhures. Tendo sobrevivido aos seus contemporâneos, o tempestuoso e independente Lucky encontra-se no precipício da vida, enveredando numa jornada de auto-exploração, em direcção ao que costuma ser inatingível: a iluminação. Lucky marca a estreia como realizador do aclamado actor John Carroll Lynch, sendo uma carta de amor à vida e à carreira de Harry Dean Stanton, bem como uma reflexão sobre a mortalidade, a solidão, a espiritualidade e as relações humanas.

Horários: Cinema Medeia Monumental (dia 18 às 22h00) | Centro Cultural Olga Cadaval (dia 19 às 18h15)

 

It Comes At Night

Sinopse: Travis, de 17 anos, vive seguro num lugar remoto com os seus pais vigilantes, protectores e fortemente armados. Sem nenhum apoio, tem de saber gerir o medo, a perda e a paranóia quando um jovem casal desesperado aparece com o seu pequeno filho, em busca de abrigo. Apesar das boas intenções de ambas as famílias, o pânico e a desconfiança intensificam-se, ao mesmo tempo que os horrores do mundo exterior parecem aproximar-se cada vez mais. No entanto, esses horrores não são nada em comparação com o pesadelo vivido dentro de casa, onde Travis descobre que o empenho do seu pai em proteger a família pode vir a custar-lhe a sua alma.

Horários: Cinemas NOS Amoreiras (dia 18 às 21h30) | Cinema Medeia Monumental (dia 26 às 14h00)

Molly’s Game

Sinopse: Molly Bloom, jovem esquiadora e antiga esperança olímpica, torna-se uma empreendedora de sucesso e alvo de uma investigação quando cria um jogo internacional de póquer com altas apostas. Entre os jogadores encontravam-se celebridades de Hollywood, estrelas do desporto, titãs do mundo dos negócios e a máfia russa. Após ser detida pelo FBI, o seu único aliado é o advogado de defesa Charlie Jaffrey, que descobre em Molly muito mais do que os tablóides tinham feito parecer.

Horários: Cinemas NOS Amoreiras (dia 19 às 21h30) | Cinema Medeia Monumental (dia 25 às 21h45)

Western

Sinopse: Um grupo de trabalhadores alemães da construção civil começa um trabalho difícil num estaleiro de uma zona rural da Bulgária. A terra estrangeira desperta o sentido aventureiro dos homens, mas eles também se confrontam com os seus próprios preconceitos e desconfianças, acentuados pela barreira linguística e pelas diferenças culturais. Tudo aponta para um confronto quando dois homens começam a competir pelo reconhecimento e favor dos locais.

Horários: Centro Cultural Olga Cadaval (dia 19 às 15h15) | Cinema Medeia Monumental (dia 19 às 21h30)