Após a onda de revolta dos jogadores de Star Wars: Battlefront II contra as micro-transações colocadas pela Eletronic Arts, companhia responsável pelo jogo, esta finalmente cedeu e desativou o sistema de Cristais, que equivale a dinheiro-real dentro do mesmo.
Apesar desta decisão da EA ser vista como uma vitória da parte dos jogadores revoltados, este sistema de micro-transações parece não ter os dias contados. No seu Twitter oficial, além de pedir desculpa por não ter realizado a abordagem correta a este tema, informando que desativaram todas as compras dentro do jogo, a empresa também relata que o sistema de Cristais voltará mais tarde, após algumas alterações.
Today, we turned off in-game purchases for #StarWarsBattlefrontII. The game is built on your input, and it will continue to evolve and grow. Read the full update: https://t.co/asGASaYXVp pic.twitter.com/vQSOmsWRgk
— EAStarWars (@EAStarWars) November 17, 2017
É importante relembrar que a revolta começou num post na comunidade de Star Wars Battlefront no Reddit, no qual um jogador se queixava de pagar 80$ (70€) pelo jogo e não poder jogar com o Darth Vader, uma das várias personagens que está bloqueada de início, sendo beneficiado quem recorresse às micro-transações para desbloquear as personagens mais rapidamente. A resposta oficial da EA a este post circulou o mundo pelas piores razões, já que é na história do Reddit o comentário com mais downvotes (o “não gosto” da plataforma).
Será que a reputação de pay-to-win do Star Wars: Battlefront II irá mudar? Tendo em conta o elevado número de reembolsos do jogo resultantes desta revolta, poderá este efeito reverter-se? Com o lançamento oficial do jogo no dia de hoje, veremos como a situação irá evoluir.