A RTP revelou hoje os 20 autores que irão escrever os temas a concurso na 55ª edição do Festival da Canção. Os compositores a concurso foram não só convidados pela RTP, mas também vencedores de um concurso online.
A edição de 2021 contará com duas semifinais que irão decorrer no dia 20 e 27 de fevereiro. O novo representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção será conhecido a 6 de março.
Na lista de compositores pode-se contar com nomes como: Anne Victorino D’Almeida, Carolina Deslandes, Da Chick, Fábia Maia, Filipe Melo, Hélder Moutinho, Ian, Irma, Joana Alegre, João Vieira, Karetus, Neev, Pedro Da Linha, Stereossauro, Tainá, Tatanka, Virgul e Viviane, mas é nas candidaturas online onde está o principal destaque. Com 693 contribuições submissões via online Pedro Gonçalves e Miguel Marôco foram os escolhidos para fazer parte da lista de compositores.
A sistema de voto dividido entre os especialistas e o público, mas com diferentes formas de voto nas Semifinais e na Final. Nas semifinais, os jurados e o público vão ser os responsáveis por escolher quem chega à Grande Final do certame nacional. Cada Semifinal irá contar com dez canções, mas cinco vão continuar na corrida por um lugar na Eurovisão apenas Em caso de empate, os jurados terão de escolher quem fará parte dos finalistas.
Na Final do Festival, a decisão vai ser dividida entre sete jurados regionais e o televoto. Desta vez, caso haja um empate, é a decisão do público que prevalece.