England Is Mine (2017)
7Bom

O filme de Mark Gill é a primeira biografia não-autorizada de Steven Patrick Morrissey. Toma lugar em Manchester, nos anos 70, antes de Morrissey se ter tornado o vocalista da icónica banda The Smiths.

O biopic tem recebido críticas mistas por parte dos fãs do artista e da banda. Trata a história de um jovem adulto tímido, solitário e, simultaneamente, brilhante e cheio de si, que odeia todos os empregos que é obrigado a aceitar e prefere passar o seu tempo a escrever duras críticas à cena musical que o rodeia. Mas é de acordo comum que o que mantém a ação viva é a interpretação charmosa e carismática de Morrissey por parte de Jack Lowden, que consegue captar o seu lado mais taciturno sem nos deixar perder o interesse.

É discutível se a personagem insegura e confiante, abatida e indiferente, acanhada e sombria que vemos no grande ecrã corresponde a quem Morrissey foi: mas não deixa de ser extremamente bem escrita e interpretada.

Outro aspeto a destacar no filme é a interpretação de Linder Sterling, a artista e amiga próxima de Morrisey, por Jessica Brown Findlay, assim como a sua relação com o cantor. Mesmo com personalidades tão díspares, a química entre ambos mostra-se fluída e natural, como é na realidade. De facto, todas as personagens femininas foram de extrema relevância para Mark Gill na sua visão de Steven, e foram escritas e interpretadas de modo perspicaz e cativante.  É inegável o quanto as mulheres na sua vida o moldaram, antes ainda de ele se tornar o vocalista de uma das maiores bandas britânicas de rock alternativo.

A falta de referências musicais aos próprios The Smiths é frustrante, mas inevitável por ser uma biografia não autorizada. No entanto, o facto de só ouvirmos Morrissey cantar por dois minutos não deixa de ser uma desilusão para qualquer fã da sua voz e provavelmente o aspeto em que o filme mais deixou a desejar.

Ainda assim, com os seus planos extraordinários e notável fluidez entre cenas, o filme é sugerível a quem procurar uma nova perspetiva sobre o cantor, ou apenas a qualquer amante de cinema e de música.

England Is Mine estreia nas salas de cinema a 16 de novembro.