Captain Marvel (2019)
6Mediano

Captain Marvel é, até hoje, o filme mais polémico antes duma estreia da Marvel. As pessoas não tinham visto o filme ainda e já o avaliavam em várias plataformas online com base em citações da protagonista Brie Larson, que muitas vezes eram adulteradas pelos sites que as noticiavam (também existem Fake news no mundo do entretenimento). Eu tentei manter-me o mais a leste possível, porque eu acredito que todos os filmes merecem uma oportunidade, principalmente quando são produzidos por Kevin Feige.

Relativamente ao filme propiamente dito, os realizadores deste são a dupla Anna Boden e Ryan Fleck e honestamente confesso que nunca vi nada deles. Após alguma pesquisa, apercebi-me que Captain Marvel é o primeiro grande investimento para o currículo deles, por isso fui ver o filme sem qualquer expectativa. O que conclui foi que estes não se destacam. Não que sejam maus, mas não são nenhum Tarantino, com isto quero dizer que não há qualquer tipo de inovação na sua produção.

No que respeita a história, para muitas pessoas o problema deste filme foi a agenda política “presente” – o feminismo. Na minha opinião, embora haja momentos em que o feminismo existe, todos eles encaixam bem na narrativa e há um propósito para a sua presença. No entanto, há coisas que não encaixam bem nomeadamente o gato. O gato teve tanta publicidade (até direito a poster) e foi uma desilusão. Entre momentos de comédia forçada a poucos momentos de ação com ele, o gato foi muito mal utilizado. Para além disso, há muitas questões que como fã da Marvel me desiludiram, mas isso é externo à critica em si.

Quanto às performances, quem “rouba” aqui o espetáculo é Samuel L Jackson, como seria de esperar. Brie Larson não é má atriz, mas perto de Samuel L Jackson não consegue “brilhar” tanto. Jude Law não desilude, como seria de esperar, e ainda há o regresso de Clark Gregg como Phil Coulson para o deleite dos fãs da Marvel.

Em suma, Captain Marvel é um filme que vale a pena ver se for fã da Marvel. Contudo, se não se for fã da Marvel, acho que não vale a pena ir a correr vê-lo, porque não estará lá nenhum Forrest Gump à espera. Fazendo uma comparação de Captain Marvel numa situação real é: comer doces diabéticos sabendo sempre que falta o bocado de açúcar para se tornar melhor.

Captain Marvel já está nos cinemas.

Texto corrigido por Teresa Rocha