Vingadores: Guerra Infinita É um filme muito especial. De todos os filmes de que já falei aqui e de que já vi na minha vida, este poderá ser o que é um dos mais importantes. Há 10 anos atrás eu fui ver com os meus 9 anos ao cinema um filme chamado “Iron Man”. Na altura lembro-me perfeitamente de ter adorado o filme da personagem que rapidamente se viria a tornar das minhas personagens de banda desenhada favoritas, e mais importante ainda, não sabia que tinha acabado de assistir com os meus olhos ao início de um dos maiores fenómenos de cultura POP dos últimos tempos.
Tal como eu, muitos fãs deste filme estavam com grandes expectativas para este filme, que poderá muito bem ser o filme mais esperado do ano. Os irmãos Russo sabiam disso, por isso fizeram questão de ter muito cuidado neste filme, e quiseram superar-se em relação aos filmes que fizeram anteriormente no universo Marvel (Capitão América : Soldado Invernal e Capitão América : Guerra Civil). E, a meu ver, se não conseguiram melhor, conseguiram pelo menos igual.
Vamos falar então da verdadeira jóia do filme : Thanos. Thanos é provavelmente dos vilões mais conhecidos do mundo das páginas quadradas, e quem vê filmes da Marvel sabe que Thanos já tem a vinda planeada desde 2012, na cena de depois dos créditos nos Vingadores. Portanto à partida este vilão já teve muito tempo de construção de personagem e de antecipação que o ajudaram a consolidar a sua presença no filme. Mas extra isso, Thanos é a prova de que um filme da Marvel pode ter um vilão muito bom. Thanos quase que nem poderia ser chamado de vilão, porque ele dá o verdadeiro sentido à frase “todo o vilão é o super-herói na sua história”. Não há nada que eu possa apontar no vilão, desde a representação brilhante pela parte de Josh Brolin, até à tecnologia que foi utilizada para a criação do Thanos ( que é abismal, dá para ver todas as micro-expressões faciais que se possa imaginar).
Mas o filme tem mais do que Thanos. Este filme é o verdadeiro sonho para o aficionado nerd da Marvel, porque é como se o Porto e o Benfica se juntassem para jogar contra o Real-Madrid, conta com demasiados super-heróis para eu contar. Embora todos os atores tenham estado bem, gostaria de dar as menções honrosas (para além de Thanos) a Robert Downey Jr (Tony Stark / Iron Man) por provar porque é dos atores mais bem pagos de Hollywood, mas também a Bennedict Cumberbatch (Dr. Strange).
Este filme é capaz por nos fazer por uma autêntica montanha russa de emoções, quer seja de riso, tristeza ou nervosismo. Nem eu fui imune, houve partes que tive quem me segurasse no braço para confortar, e houve partes também em que se eu olhasse podia ver pessoas com lágrimas nos olhos.
Em suma, recomendo ver este filme, claro que quem tiver visto os filmes anteriores conseguirá atribuir mais valor ao filme, mas quem nunca viu também vai desfrutar da experiência .