Após uma negociação que se estima em torno de 250 milhões de dólares, Amazon confirma ter adquirido os direitos televisivos para O Senhor dos Anéis.

Foram encomendadas várias temporadas da futura série baseada nos livros de J.R.R. Tolkien e o acordo inclui um possível spin off.

A série terá lugar na Terra Média, antes do primeiro filme da trilogia, “A Irmandade do Anel” e será produzida pela Amazon Studios em conjunto com a editora Tolkien Estate and Trust, os estúdios HarperCollins e a New Line Cinema, uma divisão da Warner Bros., responsável pela franquia de filmes.

“O Senhor dos Anéis é um fenómeno cultural que captou a imaginação de gerações de fãs por meio de literatura e do grande ecrã,” constatou Sharon Tal Yguado, diretora de Scripted Series, Amazon Studios. “Sentimo-nos honrados por estarmos a trabalhar com o Tolkien Estate and Trust, HarperCollins e New Line nesta colaboração entusiasmante para a televisão e empolgados para levar os fãs de O Senhor dos Anéis numa jornada épica pela Terra Média.”

Matt Galsor, representante da Tolkien Estate and Trust e HarperCollins, comentou: “Estamos muito satisfeitos que a Amazon, com seu compromisso de longa data com a literatura, seja a sede da primeira série televisiva de múltiplas temporadas de O Senhor dos Anéis. Sharon e a equipa da Amazon Studios têm ideias excecionais para trazer ao ecrã histórias previamente inexploradas com base nas obras originais de J.R.R. Tolkien.”

Apesar de ainda não terem sido divulgados mais detalhes sobre a série, a Amazon procura uma programação semelhante a Game of Thrones, com uma ampla audiência internacional.